Como melhorar a circulação sanguínea nos pés?

Por: LegCare | 15 de Junho de 2021
A boa circulação sanguínea influencia diretamente na saúde do corpo. Quando o sangue não circula normalmente, problemas graves podem surgir como, por exemplo, trombose e entupimento de artérias. Os membros inferiores são constantemente afetados pela má circulação do sangue, principalmente os  pés, por isso é necessário estar sempre atento aos sinais para evitar problemas consequentes da má circulação sanguínea nos pés.

Sintomas da má circulação sanguínea nos pés

Quando há má circulação nos membros inferiores os sintomas geralmente aparecem cedo, o que facilita o tratamento e evita que sejam necessárias intervenções mais complexas. O local mais atingido e que manifesta os primeiros sintomas são os pés, que por se encontrarem na posição mais baixa do corpo, sua circulação fica prejudicada. As causas da má circulação são muitas e entre as principais está o sedentarismo, tabagismo, manter-se na mesma posição por longo período de tempo, hereditariedade, má alimentação, etc. Os principais sintomas da má circulação nos pés  são: 
  • coceira nos pés e tornozelos
  • manchas vermelhas
  • pés e tornozelos inchados
  • sensação de formigamento ou dormência
  • cor azulada nas regiões com má circulação
  • dores e cãibras
  • aparecimento de varizes.
Mesmo que não haja nenhum sintoma, é importante sempre tomarmos medidas que melhorem a circulação e evitem problemas futuros.Quando somos jovens as veias e artérias geralmente são saudáveis e mantêm a circulação funcionando normalmente, com o passar dos anos as artérias e veias envelhecem assim como nós, por isso é importante prevenir desde sempre para reduzirmos a chance de problemas circulatórios. 

7 dicas para melhorar a circulação sanguínea dos pés 

1 - Faça exercícios 

Exercitar-se regularmente é saudável e previne inúmeros problemas de saúde, inclusive a má circulação sanguínea. Ao fazer exercícios o corpo vai ter aumentada a capacidade de absorver oxigênio e vai realizar contrações musculares melhorando assim a velocidade do fluxo sanguíneo e consequentemente o retorno do sangue ao coração. Não é necessário realizar exercícios de alto impacto. Caminhadas, natação e exercícios aeróbicos são muito benéficos para melhorar a circulação do sangue e reduzir a pressão arterial. 

2 - Pare de Fumar 

Se a prática de exercícios traz inúmeros benefícios à saúde, o hábito de fumar prejudica e pode causar inúmeras doenças. Uma das consequências do tabagismo é a diminuição da espessura dos vasos sanguíneos, o que prejudica a circulação do sangue. Além da redução de espessura, o monóxido de carbono diminui a concentração de oxigênio no sangue tornando-se um fator de risco adicional a doenças vasculares. 

3 - Não permaneça sentado por muito tempo 

Permanecer por longo tempo sentado enfraquece a musculatura da perna e prejudica a circulação do sangue. Além de realizar exercícios físicos regularmente, o ideal é que sejam realizadas pausas durante o tempo em que deve permanecer sentado para estimular a circulação. Sempre que puder faça pausas para pequenas caminhadas, faça movimentos circulares com os pés, retire os sapatos, movimente-se como puder, isso irá incentivar a circulação e melhorar o fluxo sanguíneo nos pés. 

4 - Evite sapatos apertados

Sapatos apertados podem restringir o fluxo sanguíneo dos pés, por isso, se é necessário manter-se calçado por longo tempo no decorrer do dia opte por sapatos mais confortáveis e menos apertados. 

5 - Tenha uma alimentação saudável 

Para manter a saúde em dia é preciso ter uma alimentação saudável. Alimentos que tenham muito sódio e gorduras prejudicam diretamente a saúde circulatória do organismo. Para melhorar a circulação coloque na sua dieta folhas e alimentos ricos em fibra e evite muito açúcar, sal e gorduras saturadas. Além disso, beba muita água e mantenha-se sempre hidratado com sucos naturais, água de coco, etc. 

6 - Eleve os pés

Após um longo dia de trabalho pode acontecer dos pés apresentarem inchaço, isso não significa que você tenha um problema crônico de circulação, apenas que naquele momento a circulação do sangue não está sendo suficiente. Para aliviar esse sintoma, retire os sapatos e eleve os pés, mantenha-se com eles elevados por alguns minutos até perceber que o inchaço desapareceu. Outra opção é colocar um travesseiro debaixo dos pés na hora de dormir. 

7 - Cuide da circulação sanguínea dos pés

Caso você perceba o aparecimento constante dos sintomas de má circulação sanguínea nos pés, ou apresente varizes nos pés, o ideal é procurar um médico. Muitas vezes o surgimento de varizes nos pés vai além de uma questão estética e pode ocasionar a má circulação local, podendo evoluir para problemas mais graves. Na maior parte dos casos a intervenção para o tratamento de varizes é mínima e pode ser realizada em ambiente ambulatorial, quanto mais cedo realizar o tratamento, menor a consequência para a saúde do sistema circulatório.Se você tem dúvidas e gostaria de uma avaliação entre em contato com a LegCareA Leg Care tem uma equipe especializada e está preparada para analisar cada caso e chegar a um diagnóstico preciso para um tratamento mais eficienteCom o uso de equipamentos de alta tecnologia, a LegCare busca tratar os problemas vasculares da maneira menos invasiva possível, prezando pelo conforto do paciente. Entre em contato e agende uma consulta com um de nossos profissionais.

Dr. Marcelo Tavares Cunha

Médico Angiologista e Cirurgião Vascular. CRM-SP 106.981 Título de Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela SBACV. RQE 95.110 Título de Especialista em Ecografia Vascular com Doppler pelo CBR e SBACV. RQE 95.110Membro da Sociedade Brasileira. Sócio fundador da Clínica Legcare que se dedica, há mais de 15 anos, no tratamento das doenças venosas.